quarta-feira, 20 de junho de 2012

Plano de aula.....


Planejamento de aula
Serie: Ensino fundamental II de 8 a 11 anos

Filme: A Era do Gelo 3.

Objetivo:
Trabalhar por meio da apresentação de situações-problema o valor da amizade e do companheirismo, como também a importância do trabalho em grupo e do convívio familiar.
 Estabelecer uma conexão dos fatos ocorridos no dia a dia do filme com os dias atuais, abordando, assim, como lidar com as dificuldades e o medo do desconhecido.

Competências e habilidades específicas:
·         Compreender a importância da integração com a família e amigos, tanto para o cultivo da harmonia, quanto para a superação das dificuldades. Por meio dessa compreensão, realizar pesquisas sobre o tema e, assim, elaborar um relatório escrito.
·         Relacionar os momentos difíceis do filme com os medos e obstáculos vividos, buscando maneira para superá-los, realizando um relato para os colegas.

Conteúdos:
Língua Portuguesa: Interpretação e oralidade – Relato de situações.
Língua Escrita: Produção de relatório de pesquisa.

Etapas previstas: Após a reprodução do filme, criar um círculo de debate, abordando fatos decorrentes do filme, combinando que serão realizadas pesquisas e apresentação oral de temas relacionados ao filme.
O filme que se caracteriza no gênero animação, relata o período em que o casal de mamute Manny e Ellie, estão ansiosos com a notícia de que vão ser pais. Mas a chegada iminente do filhote desse casal de mamutes faz com que o amigo Sid (preguiça), decida ter sua própria família, criando alguns ovos que encontrou. Os ovos são de uma fêmea de dinossauro que está furiosa à procura deles. O azarado Sid é levado pela mamãe dinossauro para um mundo subterrâneo habitado por monstros pré-históricos e por Buck, uma doninha aventureira. Os mamutes e seu colega Diego (tigre) entram nesse mundo desconhecido para resgatar o amigo trapalhão.
·         Intervenção I:
A animação mostra questões relacionadas à família, quando o casal de mamutes está à espera de seu filhote, onde o pai monta um parque para seu bebe. Mostrar aos educando importância da família para criança, utilizando o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Art. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos esportes, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
Propor aos alunos pesquisa em grupo com cinco integrantes sobre o estatuto da criança e adolescente.
·         Intervenção II:
Pedir para que os alunos falem sobre situações que viveram com seus amigos e possam ser relacionadas às do filme.
“Quando o mamute Manny descobre que vai ser papai, acaba deixando de lado os seus amigos inseparáveis, para dar uma atenção maior a sua esposa, só que os outros começam a ficar chateados com isso e sentem muito a falta dele”.
-Como é sua relação com seus amigos?
-Você já se sentiu esquecido ou deixado de lado por um amigo?
-Que sentimento teve em relação a este fato?
·         Intervenção III:
 “Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina, mas juntos conseguem encontrar e salvar o amigo”.
No filme os amigos passaram por momentos difíceis e sentiram medo.
- Você já passou por situações difíceis?
- Nesses momentos você sentiu medo?
- Quando está passando por um momento difícil ou está com medo, procura ajuda do pai, da mãe ou de algum amigo?
- Estar junto com a família e com os amigos contribui para que possamos sobrepujar os medos e as dificuldades?
·         Intervenção IV
Após o término do debate, pedir que cada aluno faça um relato de alguma dificuldade que enfrentou, descrevendo como conseguiu superá-la.
Sugerir a elaboração de um relatório contextualizando a pesquisa realizada com o debate feito em sala.

Avaliação
Observação do relato, analisando a capacidade de expressão: sequência lógica e a clareza objetiva.
Produção dos trabalhos de pesquisa e do relatório, observando: ortografia, gramática e coerência na formulação das frases com o sentido do texto.

Registros relevantes:
Filme: A Era do Gelo 3.
Sinopse: Os heróis da era glacial de "A Era do Gelo" e "A Era do Gelo 2" estão de volta. Scrat continua tentando agarrar a noz fujona; Manny e Ellie esperam o nascimento de seu bebê mamute; a preguiça Sid forma sua própria família adotiva sequestrando alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes de sabre, se pergunta se não está ficando molenga demais devido à convivência com seus amigos. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura por um misterioso mundo subterrâneo, onde dão de cara com dinossauros, lutam contra plantas carnívoras de fúria assassina e conhecem uma destemida doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck.
Ficha do filme:
  • Título original: Ice Age: Dawn of the Dinosaurs
  • Diretor: Carlos Saldanha
  • Gênero: Animação
  • Duração: 94 min.
  • Vozes: Ray Romano, John Leguizamo, Denis Leary, Simon Pegg, Queen Latifah (na versão original). Diogo Vilela, Cláudia Gimenez, Márcio Garcia, Tadeu Melo e Alexandre Moreno (versão dublada).
  • Ano: 2009
  • Data da Estreia: 01/07/2009
  • Cor: Colorido
  • Classificação: Livre para todos os públicos
  • País: EUA

Recursos
Televisão com DVD ou data show. (áudio visual).
Livros, revistas e internet.
Materiais diversos.

Referências

PLANETA educação. Disponível em: <www.planetaeducacao.com.br>. Acesso: em 09 de jun. de 2012
CULTURA da escola. Disponível em: <www.culturadaescola.wordpress.com>. Acesso: em 09 de jun. de 2012.
EDITORA positivo. Disponível em: <www.editorapositivo.com.br>. Acesso: em 09 de jun. de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário