Planejamento de aula
Serie:
Educação infantil
Jogo
aprenda a contar.
Objetivo:
Brincando com o software
educativo “Aprenda a Contar”, trabalhar o reconhecimento dos números: a sua
representação em algarismos, sua oralidade e sequência cardinal crescente.
Competências e habilidades específicas:
Desenvolver a capacidade de
identificar e relacionar o fonema e o algarismo numeral.
Auxiliar no aprendizado da
ordem numérica.
Conteúdos:
Língua Portuguesa: Oralidade
dos números.
Matemática: Ordem numérica e
identificação dos algarismos.
Sequência didática:
Na sala de informática
apresentar o jogo aos alunos, explicando o modo de jogar: utilizando o mouse ou
o teclado, faça o coelho pular a corda, contando até 100 pulos.
Após jogarem algumas vezes,
organizar uma roda de diálogo, aonde o professor irá exibir cartazes com os
numerais.
No pátio, reproduzir a
brincadeira de pular corda.
Intervenção
I: Pedir
para que os alunos prestem bastante atenção na forma dos números e na pronúncia
dos mesmos.
Estimular que repitam o nome
dos números simultaneamente com o jogo.
Intervenção
II:
Mostrar cartazes com algarismos, perguntando aos alunos qual número é.
Questionar: Para que o
coelhinho do jogo chegue até esse número, ele tem que pular quantas vezes?
E se ele der mais um pulo,
qual número será?
Intervenção
III: Na brincadeira de pular corda, propor que a criança que
esteja pulando, pule contando até certo número. Assim que chegar a este número,
parar de pular e identificar o algarismo correspondente nos cartazes
previamente embaralhados.
Avaliação:
·
Propor aos alunos que recortem de revistas e
jornais todos os numerais que encontrarem e que organizem e colem em uma folha
na sequência correta, observando a identificação de números entre letras e símbolos
e a coerência na ordem sequencial.
·
Ditado: distribuir folhas com os algarismos
em linhas, porém fora de ordem, para que as crianças enlacem o número
correspondente ao ditado, analisando a capacidade de relacionar o numeral com o
fonema.
Registros relevantes:
Endereço do site: http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar/
Sinopse do jogo: Vamos
brincar de pular corda e aprender a contar até 100. O coelho será nosso parceiro
nessa brincadeira super divertida!
Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.
Jogo educativo com contagem de 0 até 100 em dois idiomas: português e espanhol.
Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.
Jogo educativo com contagem de 0 até 100 em dois idiomas: português e espanhol.
Recursos
Sala de informática.
Cartazes com números.
Jornais, revistas, cola
tesouras e folhas de ofício.
Referências:
APRENDA a contar. Disponível
em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar>. Acesso em: 04 jun. 2012.
Dinis, Andréa Moraes. Algarismos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28562>. Acesso em: 04 jun. 2012
Olá, gostei muito de sua proposta.
ResponderExcluirGostaria de saber se foi aplicada e quais os resultados obtidos.
Um grande abraço.
Olister Barbosa
Contato: olisterbarbosa@yahoo.com.br