quarta-feira, 20 de junho de 2012

Plano de aula com software educativo......


Planejamento de aula
Serie: Educação infantil
Jogo aprenda a contar.                  

Objetivo:
Brincando com o software educativo “Aprenda a Contar”, trabalhar o reconhecimento dos números: a sua representação em algarismos, sua oralidade e sequência cardinal crescente.

Competências e habilidades específicas:
Desenvolver a capacidade de identificar e relacionar o fonema e o algarismo numeral.
Auxiliar no aprendizado da ordem numérica.

Conteúdos:
Língua Portuguesa: Oralidade dos números.
Matemática: Ordem numérica e identificação dos algarismos.

Sequência didática:
Na sala de informática apresentar o jogo aos alunos, explicando o modo de jogar: utilizando o mouse ou o teclado, faça o coelho pular a corda, contando até 100 pulos.
Após jogarem algumas vezes, organizar uma roda de diálogo, aonde o professor irá exibir cartazes com os numerais.
No pátio, reproduzir a brincadeira de pular corda.

Intervenção I: Pedir para que os alunos prestem bastante atenção na forma dos números e na pronúncia dos mesmos.
Estimular que repitam o nome dos números simultaneamente com o jogo.

Intervenção II: Mostrar cartazes com algarismos, perguntando aos alunos qual número é.
Questionar: Para que o coelhinho do jogo chegue até esse número, ele tem que pular quantas vezes?
E se ele der mais um pulo, qual número será?

Intervenção III: Na brincadeira de pular corda, propor que a criança que esteja pulando, pule contando até certo número. Assim que chegar a este número, parar de pular e identificar o algarismo correspondente nos cartazes previamente embaralhados.

Avaliação:
·         Propor aos alunos que recortem de revistas e jornais todos os numerais que encontrarem e que organizem e colem em uma folha na sequência correta, observando a identificação de números entre letras e símbolos e a coerência na ordem sequencial.

·         Ditado: distribuir folhas com os algarismos em linhas, porém fora de ordem, para que as crianças enlacem o número correspondente ao ditado, analisando a capacidade de relacionar o numeral com o fonema.

Registros relevantes:
Sinopse do jogo: Vamos brincar de pular corda e aprender a contar até 100. O coelho será nosso parceiro nessa brincadeira super divertida!
Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.
Jogo educativo com contagem de 0 até 100 em dois idiomas: português e espanhol.

Recursos
Sala de informática.
Cartazes com números.
Jornais, revistas, cola tesouras e folhas de ofício.

Referências:
APRENDA a contar. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar>. Acesso em: 04 jun. 2012.
Dinis, Andréa Moraes. Algarismos. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28562>. Acesso em: 04 jun. 2012

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito de sua proposta.
    Gostaria de saber se foi aplicada e quais os resultados obtidos.
    Um grande abraço.
    Olister Barbosa
    Contato: olisterbarbosa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir